Fundada em 20 de setembro de 1999, o C.O.T.I.C
(Centro Organizado de Tratamento Intensivo à Criança) surgiu com a formação de um grupo de pessoas que se reuniram com o propósito de construir uma entidade privada sem fins lucrativos, que apoiasse crianças com necessidades especiais e câncer. Hoje somos realidade.
Nossa casa abriga crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos, portadoras de necessidades especiais tais como doença mental leve, moderada e profunda e deformidades físicas severas. São crianças carentes, abandonadas, vítimas de maus tratos e que foram retiradas dos familiares pelas Varas da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares da Capital, uma vez que seus direitos foram violados.
Nossa instituição tem o objetivo de abrigar as crianças proporcionando-lhes um ambiente saudável, confortável, onde possam ser providas dos recursos básicos. Aqui são tratadas como cidadãos, com direitos, amor, carinho e respeito. Recebem alimentação, vestuário, cuidados de higiene e saúde. Além disso, recebem assistência social e psicológica, que viabilizam a manutenção dos vínculos familiares - quando os tem - bem como o retorno ao lar quando possível. Avaliamos e auxiliamos, sempre que possível, os familiares dos abrigados com o fornecimento de cestas básicas, orientação e encaminhamento a recursos da comunidade.
Temos conosco crianças totalmente dependentes em suas atividades diárias, sindrômicas, algumas com alto risco de morte, usuárias de medicamentos psicotrópicos e neuroléticos (medicamentos para acalmar distúrbios psiquiátricos e neurológicos) e que necessitam de assistência médica, odontológica, fisioterapêutica, fonoaudióloga e terapia ocupacional.
Dispomos de uma equipe pequena
com enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social que fornecem os recursos necessários para o tratamento especifico que necessitam. Com frequência precisamos deslocar algumas crianças para consultas médicas e pronto atendimento no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, que fica a 4 km de nosso abrigo. Os tratamentos mais complexos são realizados no Hospital São Paulo
e Hospital das Clínicas.
Para a realização de todo este trabalho, contamos apenas com o auxilio de doadores, voluntários
e alguns grupos
que nos ajudam doando roupas, alimentos, brinquedos, fraldas descartáveis, medicamentos, material de higiene
e limpeza.
Gostaríamos de receber sua visita em nossa casa.
Somos uma ONG, não recebemos qualquer ajuda governamental ou municipal.
Desde já agradecemos sua atenção e colocamo-nos a sua disposição para outros esclarecimentos.
Atenciosamente,
Maria Margarida de Mello
"in memorian"
Regina Célia Pedrosa Vieira
- Presidente